Brasil pode se tornar potência do evangelismo mundial


Evangélicos no país já alcançam 20,23% da população, mas esforços missionários ainda não condizem com esse número

Brasil pode se tornar potência do evangelismo mundial
O acelerado crescimento numérico dos evangélicos no Brasil, que já alcança 20,23% da população poderia ser um indício de que o País se tornará uma potência nas obras missionárias em todo o mundo. Porém, arealidade é que a obra missionária nacional segue de forma bem mais lenta do que deveria.

Apesar de tamanho crescimento e o conhecimento cada vez mais difundido das demandas missionárias, os esforços para o evangelismo global ainda são insuficientes. O trabalho é deixado em mãos de poucos missionários de carreira e agências especializadas.

Enquanto isso, estima-se que todos os anos 2.5 milhões de pessoas morram sem sequer saber da existência da Palavra de Deus ou de Jesus Cristo.  Isso porque ainda têm aproximadamente 2.251 línguas sem um versículo bíblico traduzido. São cerca de 2.200 grupos étnicos que nunca ouviram nada sobre Jesus, 193 milhões de pessoas que não têm acesso algum às Escrituras. 

De acordo com o pastor José Crispim Santos, promotor setorial da Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira (CBB), a igreja brasileira está bem inteirada acerca dos desafios missionários da atualidade, mas as ações ainda não são suficientes para o tamanho deles.

Convocação à Igreja no Brasil

Ainda assim as lideranças cristãs mundiais continuam apostando no potencial do povo brasileiro. Um dos motivos é a “boa receptividade que a nação tem em todos os países, particularmente os de religião islâmica e hindu”, explica o diretor executivo da Junta de Missões Mundiais (JMM), pastor João Marcos Barreto Soares.

O pastor Soares também questiona o potencial dos brasileiros: “estamos preparados para isso? Temos feito tudo o que podemos?” Ele lembra, fazendo alguns cálculos de acordo, apenas, com o número oficial de evangélicos batistas, de que as ofertas destinadas a missões mundiais e nacionais alcançaram um montante considerável, mas se dividido pelo número de crentes, o resultado é desanimador. São 66 centavos por semana destinados à obra missionária.

A responsabilidade dos brasileiros também é lembrada pelo Pastor Waldemar Carvalho, presidente da Missão Kairós: “o povo brasileiro foi evangelizado ‘errado’. Como se nós fôssemos os “confins da Terra e não como se tivéssemos de ir até lá evangelizar, conforme ordenança de Jesus em Atos 1.8”. 

Somente em um "retângulo" do mapa, na chamada "janela dez por quarenta", está localizada mais da metade da população do mundo. A China com 1 bilhão e quatrocentos milhões de habitantes, Índia com 1 bilhão, Bangladesh com 145 milhões, sem mencionar os demais países  que somam outros bilhões de pessoas a serem evangelizadas. 

O pastor Waldemar lembra: “Neste trecho do mapa foi onde aconteceu a chamada de Abraão, muitos episódios do Antigo Testamento, o local onde Jesus nasceu, treinou seus discípulos e para onde os enviou a evangelizar. Porém, nesta região em que até o século VII o cristianismo predominava, hoje é proibida a pregação do Evangelho. E cadê a Igreja Poderosa?! Precisamos obedecer o ‘ide’”.

A presença missionária brasileira atualmente chega a 2300 missionários no exterior atuando em 50 países


Fonte: Christian Post / Redação CPAD News

Pela volta dos crentes desviados - Facecristão realiza campanha - PARTICIPE


Facecristão - Crentes desviados



FACECRISTÃO está lançando uma campanha em busca dos desviados.


Estaremos orando durante 7 dias por essas pessoas.
No dia 3 de setembro será enviando um SMS para todos, ao mesmo tempo, com uma mensagem especial de Deus.


Para isto, basta entrar no facecristao, cadastrar o desviado colocando nome e celular dele.


Contamos com sua participação, oração e divulgação. 

Morre conceituado tradutor da Bíblia


Eugene Nida faleceu em 25 de agosto; ele acompanhou o trabalho que culminou na publicação da Almeida Revista e Atualizada.

Morre conceituado tradutor da Bíblia
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) manifesta seu imenso pesar pela morte do Eugene A. Nida, ocorrido na quinta-feira, 25 de agosto, em Bruxelas, na Bélgica, aos 96 anos. Grande expoente da tradução da Bíblia no século 20, Nida, por mais de 50 anos – a partir de 1943 –, coordenou o programa de traduções da Sociedade Bíblica Americana. Posteriormente, foi o mentor do programa global de traduções das Sociedades Bíblicas Unidas, além de consultor a serviço dessa organização. “Vai-se talvez o mais influente tradutor da Bíblia de todos os tempos! Milhões de pessoas tiveram acesso à Palavra de Deus, graças a ele”, ressaltou o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer. 

Eugene Nida será lembrado principalmente pela revolução que promoveu no âmbito da tradução bíblica, em meados do século 20. O impacto que isso teve sobre o crescimento e o desenvolvimento da Igreja cristã continua a ser sentido ainda hoje, na medida em que milhões de pessoas em centenas de línguas, em todo o mundo, tiveram acesso à Bíblia graças ao método que ele desenvolveu e disseminou.

Valendo-se de conceitos tirados da Linguística, das Ciências da Comunicação e da Psicologia, além de estudos culturais, Nida desenvolveu um enfoque ou método prático de tradução, que ele chamou de equivalência funcional ou dinâmica. Seu objetivo era tornar a tradução clara e compreensível, sem que perdesse a exatidão. Mas a contribuição dele não se limitou à tradução da Bíblia. Nida influenciou também o campo da Ciência da Tradução, que teve origem em sua época. Ele é visto como o homem que deu o pontapé inicial, que levaria ao desenvolvimento dessa disciplina.

Por meio de numerosos livros, artigos e inúmeras palestras, Nida pôde ajudar estudiosos, tradutores e especialistas a encontrar novas formas de comunicar-se de forma eficaz. Seus livros Toward a Science of Translating (Com Vistas a uma Ciência da Tradução), de 1964, e Theory and Practice of Translation (Teoria e Prática da Tradução), de 1969, foram traduzidos para várias línguas e, ainda hoje, são ferramentas essenciais para tradutores da Bíblia. Devido ao seu trabalho acadêmico, sua influência ultrapassou o campo da tradução bíblica influenciando a área da tradução como um todo.

Nida cursou a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), formando-se em 1936, tendo o Grego como área de concentração e o Latim como área complementar. Obteve uma das mais altas avaliações na história dessa universidade. No verão que se seguiu à sua formatura, Nida se preparou para começar um trabalho missionário de cunho linguístico com a organização que se tornaria o “Summer Institute of Linguistics” (Sociedade Internacional de Linguística – SIL). Um pouco mais tarde, começou a trabalhar com a língua Taramuhara, no México. No entanto, por problemas de saúde teve de retornar à Califórnia. No período do verão, continuava a treinar tradutores para SIL. Ao mesmo tempo, deu início a seus estudos de pós-graduação, concluindo o mestrado em Grego do Novo Testamento, em 1939, na Universidade do Sul da Califórnia, e o doutorado em Linguística, na Universidade de Michigan, em 1943.

Parceria duradoura 

Em 1943, passou a trabalhar para a Sociedade Bíblica Americana. Não demorou muito para começar um intenso programa de viagens para ajudar tradutores da Bíblia em todas as partes do mundo. No Brasil, acompanhou o trabalho de revisão da tradução de Almeida, que culminou na publicação da Almeida Revista e Atualizada. Aos poucos, foi desenvolvendo o método da equivalência funcional. Nida se comunicava com extraordinária facilidade e conseguiu mostrar a tradutores, com os mais variados níveis de formação, como poderiam usar o método de tradução que ele desenvolveu. As traduções que resultaram disso eram ao mesmo tempo exatas, do ponto de vista exegético, e compreensíveis para o leitor. 

Seu método fez com que a Bíblia se tornasse disponível e acessível numa escala nunca antes vista. Isto vale tanto para línguas da Ásia, África e América Latina, para as quais a Bíblia nunca antes havia sido traduzida, bem como para o inglês e outras línguas mais conhecidas, que já têm uma longa história de tradução bíblica. Exemplos disso são a “Good News Translation”, a “Contemporary English Version”, bem como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Mas outras traduções, como a Nova Versão Internacional e a Nova Bíblia de Jerusalém, também revelam influência do tradutor. Quando, em 1946, várias Sociedades Bíblicas locais decidiram trabalhar em conjunto e formar as Sociedades Bíblicas Unidas (UBS), Nida se fez presente na reunião em que essa organização foi fundada e, posteriormente, se encarregou de formatar os projetos de tradução dessa nova organização.

Nida sabia que os tradutores da Bíblia precisavam ter acesso às melhores edições dos textos originais e foi assim que tomou a dianteira em projetos tanto para o Novo Testamento Grego quanto para a Bíblia Hebraica. Disso resultou a publicação de O Novo Testamento Grego das Sociedades Bíblicas Unidas – hoje na quarta edição revisada, com uma edição em português publicada no Brasil –, que é a edição mais usada por estudiosos e tradutores em nossos dias, bem como o desenvolvimento do Hebrew Old Testament Textual Project [Projeto do Texto do Antigo Testamento em Hebraico], que ajuda os tradutores a entender mais de 6 mil problemas textuais relacionados com o texto hebraico.

Ele inovou também no campo da lexicografia, na medida em que desenvolveu uma nova maneira de fazer um dicionário do grego do Novo Testamento. Trata-se do Dicionário Semântico, baseado em domínios ou campos semânticos, que são áreas de significados relacionados entre si. Nesse dicionário aparecem, não as palavras ou os equivalentes de tradução em ordem alfabética, mas os significados, que são agrupados por campos semânticos. Esse dicionário é de imenso valor para os tradutores, na medida em que ajuda a distinguir entre os diferentes significados de uma mesma palavra.

Nida teve seu trabalho reconhecido em várias ocasiões tanto pela Sociedade Linguística Americana (da qual foi presidente em 1968) como pela SBL (Society of Biblical Literature). Recebeu vários títulos de doutor honoris causa bem como outras homenagens de instituições de ensino de todo o mundo.Seu legado continua através do “Eugene Nida Institute for Biblical Scholarship” da American Bible Society. 

Nida foi casado por cinquenta anos com Althea Lucille Sprague Nida, que faleceu em 1993. Algum tempo depois, Nida conheceu a Dra. Elena Fernandez-Miranda, renomada tradutora e intérprete, com quem casou em 1997.


Fonte: SBB

Até onde vai a parcialidade do aparelho judicial em prol dos gays?


Jossy Soares
A decisão do Juiz da Sexta Vara Cível de Ribeirão Preto-SP de mandar retirar, sob pena de multa de R$ 10.000,00, os textos bíblicos contra a prática homossexual de out-doors instalados pela cidade, traduz, mais uma vez, para nós cristãos o espírito que está orientando o
pensamento de muitas autoridades do presente século.
Uma forma de pensar e de agir que subverte a lógica e a justiça de acordo com a direção que sopram os ventos dos movimentos de liberalismos social. As ações são tão subservientes a tais movimentos que até mesmo o mais comezinho dos princípios de direito se torna
“absolutamente relativo” frente as novas cognições, que nada mais são que instrumentos de afirmação do jeito de ser dessas minorias que querem ditar o comportamento da sociedade.
Dias desses, liberaram a apologia (marcha) da maconha em nome da liberdade de expressão. Agora a mesma justiça (pois o judiciário é uno) vem a público dizer que não se pode divulgar o que a Bíblia diz sobre homossexual ismo. Nada mais paradoxal.
Estamos diante de uma justiça que força os conceitos. Operadores do direito com comportamentos parciais. Que para defender a apologia a um tipo de droga ilícita usam a liberdade de expressão e forçam, e como forçam, o uso dessa liberdade. Ao mesmo tempo, para não se indispor com a ditadura gay, subtraem a liberdade de expressão a que tem direito os cidadãos cristãos de divulgar o texto bíblico que exprime a opinião do Livro Sagrado sobre a prática do homossexualismo.
É importante manter claro em mente que não temos a pessoa do homossexual como ameaça ou inimigo. Na verdade, devemos dar a eles amor e compaixão, mas não podemos esconder que Deus não aceita a prática do homossexualismo. A Bíblia assim o diz.
Isto nos faz pensar que realmente estamos diante de um novo momento histórico. Um momento de mudança de paradgimas, de implantação de uma nova maneira de pensar, onde tudo é permitido, exceto pregar toda a Palavra de Deus em público. Um ambiente onde nada é proibido desde que você não seja um cristão autêntico. Onde se reconhece dois tipos de cidadãos: aqueles que estão alinhados com a nova consciência social ou cósmica mesmo), e aqueles que mantêm sua consciência cativa à obediência de Cristo. O Estado acaba por criar dois tipos de cidadãos, quebrando e princípio de igualdade de todos perante a Lei (CF
art.5.º).
O que fazer! Nós cristão sabemos muito bem o que nos espera enquanto estamos neste mundo. A Bíblia prevê um cenário cada vez mais difícil para a permanência da Igreja e seus valores neste mundo.
O espírito do anticristo já opera no mundo. São João disse que muitos se têm feito anticristos (I João 2.18). A cada dia vemos esta palavra cumprida de forma mais efetiva, de forma que ser anticristão é cada vez mais normal. Alguns nem percebem que são anticristos, pois estão embarcados por osmose na onda promovida pela mídia e por alguns intelectuais
cooptados pela ditadura das minorias. Todavia, a cada dia, nossa condição de peregrinos neste mundo tem que ser mais evidente. Nós não somos daqui, Nossa pátria é no céu (Hebreus 13.14 e Filipenses 3.20). Isto é fato. Isto é real.  Sabemos que toda a verdade será torcida propositalmente para tornar o mundo mais propício ao governo mundial anticristão. Isto começa por cada nação deste mundo, independente de suas cores ideológicas. No final, teremos apenas duas ideologias, uma cristã e outra anticristã. Como nosso Reino não é deste mundo, a ideologia anticristã conseguirá implantar nas mentes “racionais” dos homens as mais irracionais das afirmações, os mais ilógicos dos pensamentos e as mais injustas das
sentenças. Tudo para promover os tempos difíceis relatados na Bíblia,
onde os homens serão amantes de si mesmos (II Timóteo 3.1,2).
Cristãos, levantemos nossas cabeças! Nossa redenção está próxima.
JOSSY SOARES é discípulo de Jesus Cristo. Advogado, membro da Assembléia de Deus em Cuiabá-MT e membro da Diretoria da Agência Pés Formosos – Movimento Evangélico Universitário – www.pesformosos.org.br

Santana do Matos-RN é impactada por louvores e pregação do Evangelho





Neste Sábado, dia 27/08, aconteceu, na cidade de Santana do Matos-RN, um grande culto evangelístico. Esse trabalho foi idealizado pela Missionária Evânia Santos, em cujo coração ardia o desejo de conduzir parte da igreja de Upanema para sua terra natal a fim de anunciar a palavra de Deus.
Assim, esse evento foi dirigido pelo Pr. Salatiel, líder da AD local, o qual recepcionou muito bem os irmãos upanemenses e lhes deu muitas oportunidades durante o culto.
No louvor, houve a participação da Banda Raízes do Apocalipse, Orquestra Embaixadores Reais e cantores locais.
A pregação ficou a cargo da irmã Elisama, que apresentou aos pecadores uma mensagem clara e com muita ousadia acerca do Evangelho e da Salvação.
Por fim, foi facultada a oportunidade ao Pr. Antônio Adelino (Líder da AD em Upanema-RN), para fazer o convite aos amigos não crentes. Para honra e Glória de Deus, cinco pessoas aceitaram a Jesus como único e suficiente salvador.
BANDA RAÍZES DO APOCALIPSE
CANTORA KARINA SANTOS
CANTOR PAULO VICTOR
MISSIONÁRIA EVÂNIA SANTOS
ORQUESTRA EMBAIXADORES REAIS
PASTOR SALATIEL (Líder da AD em Santana do Matos-RN)
PREGADORA ELISAMA
CANTOR MARCELO MAURÍCIO E BANDA
CANTOR LOCAL
CANTOR LOCAL
OBREIRO CANTANDO OS HINOS DA HARPA
PASTOR ANTÔNIO ADELINO (Líder da AD em Upanema-RN)
Aux. JONATAS, seu filho SAMUEL e sua esposa NOEMI
PESSOAS ACEITANDO A JESUS
CANTORES MARCELO E KARINA
JOVENS DA AD SANTANA DO MATOS

Fonte: upanemaparacristo.com

Festa de Inauguração

Aconteceu Hoje 25/08 o culto festivo de inauguração da Igreja Evangélica Assembléia de Deus na comunidade do sítio salgado município de Campo Grande, mais um templo construído pela a igreja de Upanema na zona rural, a igreja não tem medido esforços para atender a carência do povo que ali mora, pois é uma agencia do céu para aqueles que estão cansado e oprimido pois cristo é tem o fardo leve para aqueles que busca a ele. Fez presente o Pr. Martin Alves ( AD Mossoró e presidente da região oeste/RN), Pr. Rilton Peixoto (Mossoró/RN), Pr. Flavio (AD Caraubas/RN) , representando o Pr. de(Campo Grande/RN) o Diac. Jeferson e a congregação de Bom Jesus de Campo Grande, da cidade de Upanema o Pr. Antonio Adelino e uma grande caravana de irmãos, a banda Raízes do Apocalipse louvando a Deus foi uma benção.
Agradecimento: Maria Preta que fez a doação de um  terreno 20m por 40m para construção do belo templo, Edmundo Balbino, João Botija, João de Américo, Mundinho, Jorge Balbino, Bergues, essas pessoas não são crentes, nós que fazemos a Assembléia de Deus agradecemos a todos que Deus vos abençoei mais ainda vocais vidas, e aos irmãos que contribuíram com tijolos, telhas, cimentos madeiras, lâmpadas, fios,ventiladores, dinheiros e etc.
 Um agradecimento especial aos irmãos que faz parte da equipe de construção como os pedreiros e serventes que trabalharam fazendo mutirões aos domingos com muito amor e dedicação a obra do senhor. Parabéns!


Ev. Erivam Fernandes 

Pr. Martin Alves
 Igreja
 igreja
Pr. Antonio Adelino e Diac. Everton Notreve
 Obreiros
 Karina
 igreja
 Pr. Rilton Peixoto
 Dirigentes da congregação Diac. Everton Notreve e esposa, Aux. Eronilson Gondim e esposa
 Os irmãos da congregação
Ev. Erivam Fernandes e Maria Preta e seu esposo Genildo

CULTO DA CENTÉSIMA OVELHA – P.A. NOVA VIDA



Ontem Quarta-Feira, 24/08/11  na congregação de P. A. Nova Vida se realizou-se um grande culto da Centésima Ovelha, esse culto está dentro das comemorações do centenário das Assembléias de Deus no Brasil. Participaram desse evento nosso Pr. Antônio Adelino e alguns obreiros da cidade, também como convidada as congregações de P.A. São Manoel e Monte Alegre, no louvor a Banda Raízes do Apocalipse, o conjunto das irmãs de P.A. Monte Alegre, o irmão Daniel Garcia e a dupla de irmãos Magno e Rafaela da congregação  local. A Mis. Evânia, esposa do nosso Pr. Antônio Adelino foi a pregadora da Noite, uma grande multidão estava presente entre crentes e descrentes, no final uma vida se rendeu aos pés de Jesus.



 Dirigentes da congregação
Aux. Gilson
 Ev. Erivan
 pr. Antônio Adelino
 Dupla Magno e Rafaela
 cantora Karina
 Mis. Evânia
Daniel Garcia
Banda Libertos por Cristo